Análise Roteador D-Link DIR-879 – Adrenaline

0
35


O D-Link DIR 879 (que também é encontrado pelo nome de AC1900 EXO) é um roteador doméstico avançado, voltado para um consumidor que quer mais performance em sua rede doméstica e quer contar com mais recursos de gerenciamento de sua rede local. Apesar de agregar mais funções, ele ao mesmo tempo busca não “complicar demais as coisas” com interfaces de ajustes intuitivos e modificações que podem ser feitas até mesmo por um usuário leigo.

Especificações técnicas

Alcance: Acima de 200m²

Antena: 4 Antenas tipo externa

Interfaces

 – Porta WAN Gigabit 10/100/1000

 – 4x Gigabit LAN 10/100/1000

Wi-Fi

 – 802.11a/b/g/n/ac

-Tecnologia Wi-Fi AC1900

-Processador dual-core 1GHz

-Garantia 5 Anos

Design
Design arrojado e funcional

O visual do EXO remete ao estilo “meio drone, meio alienígena” que vimos com o DIR-890L: a estrutura principal é triangular e composto por diversas antenas. O DIR-879 possui quatro antenas externas retráteis, porém, diferente do 890L, não é possível múltiplas posições para cada uma delas, algo que era interessante para quem quer tentar melhorar um pouco a recepção tentando outros ângulos para elas, mas que não está disponível nesse modelo. Aqui só é possível abrí-las ou fechá-las, algo que é bem útil para guardá-lo, por exemplo.

Há basicamente duas formas de posicionar o DIR-879: ele pode ser mantido sobre uma mesa ou outra superfície plana, ou também pode ser colocado contra uma parede ou outro local vertical com duas aberturas na parte de baixo para fixá-lo “em pé”, usando dois parafusos.

Na conectividade e operação do roteador não há mistério: todas as portas e botões estão na parte de trás, próximas umas das outras. O DIR-879 possui quatro portas LAN, uma porta para conexão com internet (WAN), um botão de energia, outro de reset e um switch para mudar entre o modo roteador e extensor wireless.

Outro detalhe do design desse roteador é uma luz na parte frontal, que possui padrões indicativos para quando está operando adequadamente (luz branca) ou quando ainda está reiniciando ou com problemas de funcionamento (luz laranja).

Esse modelo continua não sendo um dos mais discretos, principalmente por sua cor alaranjada, porém por seu porte menor e antenas mais compactas, fica um pouco mais discreto que o espalhafatoso e avermelhado DIR-890L. Por seu visual arrojado, pode até ser uma opção decorativa, combinando bem com um ambiente de estilo mais moderno.

Configs e funções
Interfaces amistosas e muitas funcionalidades

Um dos grandes destaques do DIR-879 são suas interfaces de configuração e funções adicionais. Esse roteador a voltado ao usuário doméstico, e a D-Link fez um excelente serviço em tornar o roteador o mais simples possível para um consumidor que não possui muita experiência no gerenciamento de redes.

A configuração é feita através do navegador com um PC conectado à rede digitando o endereço http://dlinkrouter.local ou http://192.168.0.1.

As interfaces de configuração são bem simples e ilustradas, e mostram o passo a passo para configuração, desde a conexão dos cabos até primeiros ajustes como senhas para a rede wireless e também para acesso ao roteador.


App para smartphone

Também é possível fazer essa configuração inicial através do smarpthone, porém o software QRSMobile está um tanto datado em sua interface e tem algumas telas um tanto estranhas. Um F em vermelho no canto esquerdo parecia indicar uma atualização de firmware disponível. Cliquei nela e aparentemente o processo foi iniciado, porém não avançava e por fim o app se fechou. Configurar pelo PC ainda é a melhor opção e a mais completa, porém se não houver outra opção, o app já faz um setup básico.

As interfaces no acesso via navegador são bastante claras e funcionais, e não é difícil achar o caminho para algum ajuste específico. Ao invés de telas no estilo de formulários, algumas interfaces são bastante interativas, como a área onde você define os dispositivos na rede com prioridade simplesmente arrastando ícones de cada um deles.

O roteador não chega a trazer ajustes avançados como os direcionados ao meio corporativo, mas traz um conjunto mais que suficiente para montar uma rede doméstica, como filtros de páginas, DNS dinâmico, Firewall e QoS.

Outras funções como o update de firmware, tão importante mas negligenciado pela maioria dos usuários, é feita de forma automatizada, com direito a um pop-up lhe alertando sobre novas versões disponíveis.

 

Entre as tecnologias disponíveis, um dos destaques incluem o Smart Bean, que é a capacidade do roteador de identificar a posição dos principais dispositivos ligados na rede e amplificar o sinal na direção mais requerida. Outra tecnologia muito interessante é o Smart Connect, que faz uso eficiente das duas bandas wi-fi (2.4 e 5GHz) escolhendo a frequência mais eficiente para o dispositivo de forma automática, sem necessidade do usuário precisar decidir qual a melhor opção.

Qual é a melhor frequência em um roteador wireless: as diferenças entre 2.4GHz e 5GHz

Performance
Bom desempenho e estabilidade

Testamos o DIR-879 por aproximadamente duas semanas, conectando em torno de 5 dispositivos, alguns deles em período de testes, o que significa downloads de grande porte. Durante esse tempo não vimos nenhum sinal de oscilação no serviço.

Nos testes sintéticos percebemos a diferença entre esse modelo e o 890L na recepção do 5GHz. Com muitas barreiras e uma distância maior entre o roteador do dispositivo conectado, o sinal da frequência mais alta que não chegou com estabilidade suficiente, e como resultado o teste de transferência não pode ser feito. O modelo topo de linha, com mais antenas, conseguiu fazer o sinal chegar, mas como muitos dos resultados mostram, compensa mais o 2.4GHz quando há mais obstruções e distância entre o dispositivo e o roteador. Usando o 2.4GHz, o Exo se mostrou um dos aparelhos mais eficientes que já testamos.

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

10 metros e duas barreiras

OBS.:

  • Intensidade do sinal, medida pelo aplicativo Xirrus WiFi Inspector
  • Resultado medido em dBM, em uma escala de -120 a -40
  • Valor multiplicado por -1 para retornar um número positivo
  • Quanto MENOR, melhor

[ Intensidade do sinal | D-Link DIR-879 ] Hardwares Comparados: 8

Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (2.4GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (2.4GHz)


TP-Link Archer C8 (2.4GHz)


TP-Link Archer C8 (2.4GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (5GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (5GHz)



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

10 metros e duas barreiras

OBS.:

  • Cópia de 3,77 GB, com 19.170 Arquivos em 406 Pastas
  • Tempo para finalizar a cópia, em segundos
  • Cópia com um aparelho conectado via cabo, e outro via wireless
  • Tempo e transferência medido pelo aplicativo TeraCopy

[ Transferência de arquivos | D-Link DIR-879 ] Hardwares Comparados: 7

TP-Link Archer C8 (5GHz – 802.11ac)


TP-Link Archer C8 (5GHz – 802.11ac)


TP-Link Archer C8 (2.4GHz 801.n)


TP-Link Archer C8 (2.4GHz 801.n)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (5GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (5GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (2.4 GHz)


Linksys Smart Wi-Fi EA6200 (2.4 GHz)




A falta de performance do 5GHz não é um problema, já que essa frequências mais altas não são indicadas para maiores distâncias e com objetos obstruindo a comunicação. Porém é bom perceber que já colocamos outros aparelhos operando em 5GHz na mesma situação e eles foram capazes de realizar a transferências, em alguns casos inclusive entregando um desempenho superior que o 2.4GHz, mesmo com o sinal chegando com menos intensidade.

AVALIAÇÃO:

Recursos e funcionamento

Instalação e configurações

Design

Preço

Conclusão

O D-Link DIR-879 é um eficiente roteador para uma rede doméstica. Ao incluir duas frequências, com tecnologias de conexão WiFi 802.11a/b/g/n/ac, ele traz boas possibilidades de um excelente desempenho ao distribuir os dispositivos entre essas frequências. Os dispositivos próximos podem tirar proveito da maior agilidade do 5.GHz, enquanto os mais distantes aproveitem o alcance maior do 2.4GHz. E todos se beneficiam do fato de não estarem concentrados em apenas uma frequência.

O seu principal destaque é a praticidade de configuração e ajustes. Em telas bastante simples é possível fazer o gerenciamento de sua rede local, verificando os dispositivos conectados, definido prioridades ou criando filtros. Mesmo um usuário leigo não terá problemas em fazer esses ajustes. Só o app no celular que sai devendo mais funcionalidades e, principalmente, uma renovada em sua interface.

Considerando seu alto custo, o DIR-879 poderia trazer algumas funções adicionais. Um exemplo seria a presença de uma porta USB para conectar um dispositivo na rede, ficando disponível para todos os computadores e aparelhos conectados na rede local.

Um de seus principais problemas é o preço. Ele é encontrado por valores acima dos R$ 700, muitas das vezes, um preço elevado e acima de outros modelos mais discretos que possuem tecnologias semelhantes. Se você estiver disposto a desembolsar um pouco mais, porém, leva um roteador bastante eficiente e bem prático de ser configurado, ideal para um ambiente doméstico com vários dispositivos conectados.

PRÓS

  • 4 antenas e duas bandas Wi-Fi

  • Excelente software de configuração e gerenciamento

  • Visual arrojado

CONTRAS

  • Não serve para quem quer algo discreto

  • Preço elevado

  • App do celular precisa de melhorias

  • Sem portas USB




Source link

Comentários